Própolis Verde no Tratamento do Câncer
Toda a verdade passa por três fases: primeiro é ridicularizada; depois violentamente atacada; por fim, é aceita como evidente. Filósofo Alemão Arthur Schopenhauer.
Mostrando postagens com marcador CANCER. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CANCER. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
terça-feira, 5 de agosto de 2014
DIETA ANTICÂNCER
Bom Dia meus queridos pacientes!
Comprei essa semana a Revista Saúde – A NOVA
DIETA ANTICÂNCER , enfim, li e gostei da forma que abordaram o tema, até por
que é exatamente o que estudamos e lemos em revistas de cunho científico
atualizadas.
-A ciência já mostra e comprova que a alimentação interfere
sim na redução e aumento do risco de um tumor, ou seja, nossas escolhas
alimentares pesam em nossa suscetibilidade a tumores.
-Estudos com diversas populações mostram que a ingestão adequada
de vegetais diminui a probabilidade da doença.
Existem alimentos com
efeitos protetores como:
-BRÁSSICAS (
BRÓCOLIS, COUVE FLOR, REPOLHO, COUVE, ACELGA... POR SINAL FALO MUITO DELAS PARA
MEUS PACIENTES ) . Abordados em mais uma pelestra do congresso de Nutrição e Câncer
( Ganepão ) esses alimentos são fontes de glicosinolatos
– compostos que quando mastigados dão origem a uma reação química que dá origem
aos isotiocianatos, substâncias com ação anticâncer que protegem as células
de elementos tóxicos como os poluentes, o brócolis então atua diretamente sobre
o DNA, ativando genes supressores de tumores ( além de ser rico em cálcio de
boa absorção! ).
-O tão falado ômega-3,
gordura do bem com potencial anti-inflamatório encontradas nos peixes como sardinha,
salmão, cavalinha ou mesmo em suplementos prontos ( Fiquem atentos! Suplemento
de ômega 3 precisa de prescrição nutricional, é preciso usar marcas livres de
metais tóxicos e ainda saber quem é o paciente que está usando, individualidade
bioquímica sempre!
-Leguminosas (
Feijão, Ervilhas, Lentilha, Grão de bico ) – Ricas em fibras, auxiliam na
eliminação de compostos tóxicos no intestino antes de atingirem as células e
reduzem o contato das mucosas com moléculas cancerígenas.
-Uva: Os
componentes da uva vermelha barram inflamações e danos celulares capazes de
levar ao câncer – Lembrando novamente da individualidade, nem todos podem tomar
suco de uva pelo alto índice glicêmico....avaliação
individualizada.
-Probiótico: Que
bom que se fala tanto dessas bactérias do bem, sou fã delas, vejo ótimos
resultados na clínica! Elas cumprem um papel na prevenção do câncer ao ajudarem
a preservar a integridade da mucosa intestinal, minimizam a possibilidade de
lesões malignas aparecerem ali.
-Alho: Possui um
poderoso antioxidante chamado alicina,
essa substância estimula o sistema imune a detectar e destruir células
cancerosas e ainda pode induzir o suicídio dessas unidades defeituosas. Uma dica: Que tal colocar dentes de
alho dentro do seu azeite de oliva ?
-Abóbora, Mamão,Cenoura
– Ricos em betacaroteno, um antioxidante que anula os radicais livres (
moléculas capazes de danificar o DNA ).
Concluindo: Estamos expostos diariamente a
toxinas ambientais, estresse, envelhecimento, agrotóxicos que geram danos ao nosso DNA das células , e ai
dependendo da suscetibilidade genética,
fatores emocionais etc que ocorre a promoção de células cancerígenas , é ai
que entra a nutrição; esses compostos citados além de vários outros não citados
aqui, vão auxiliar a evitar danos ao DNA
das células.
PERIGO!
-Estudos mostram os grandes vilões que aumentam risco de câncer:
Carne vermelha- Não deve se consumir mais que 300 g
por semana!
A carne vermelha tem ácido araquidônico, tipo de gordura
saturada com perfil pró inflamatório, além do que ferro em demasia contido na
carne vermelha contribui para dano permanente às células ( Exames de ferritina mostram
isso– sempre peço aos pacientes um bom marcador de como está o organismo desse
pacientes, mais pró inflamatório ou não ).
Um estudo feito com 88 803 mulheres em Harvard mostrou que as
que consumiam mais carne vermelha tiveram mais câncer de mama.
-Açúcar refinado,
refrigerantes, doces em geral- Geram aumento de bactérias patogênicas no
intestino ( bactérias ruins ) que facilitam a absorção de compostos cancerígenos,
além disso açúcar em excesso gera aumento de insulina ( hormônio que promove o crescimento tumoral. As células
de muitos tipos de câncer dependem de insulina para crescer e se multiplicar ).
-Embutidos: (
Mortadela, salame, linguiças ) tem conservantes, nitritos, nitratos que se
transformam em nitrosaminas compostos cancerígenos.
Devemos lembrar que as
substancias dos alimentos interagem com os genes e podem modular sua expressão,
a nova área da nutrição – NUTRIGENOMICA – vem mostrar isso.
Flora Intestinal:
Interfere diretamente em nossa saúde como um todo, a população de bactérias
do bem irá interferir na absorção de nutrientes, vitaminas, na nossa imunidade
etc.
Mastigação: Por ai começa todo processo, a
mastigação é vital para o bom e correto processo digestivo.
Mas se os alimentos
influem na prevenção, será que dariam suporte a quem passou ou passa
pela doença ?
Esse assunto foi
abordado no Congresso de Nutrição e Câncer pelo médico nutrólogo Sidney
Federmann que mostrou que nutrientes enfrentariam tumores, apresentando casos
de sucesso sobre o apoio dos alimentos durante o tratamento como coadjuvante,
seria a oncologia nutricional.
Que tal começar hoje a mudança que mais vai gerar impacto na
sua saúde, e o melhor de tudo : Só depende de você, a palavra chave é o
equilíbrio individualizado àquela organismo
Por isso na nutrição Funcional quando me perguntam algo a
resposta é sempre depende. Café faz mal ? Depende ( Quem é o paciente, como ele
reage a cafeína ), leite faz mal ? ( Depende, o paciente tem processo alérgico,
digere bem a proteína do leite ? ), doce faz mal ( Depende, em excesso sim, mas
se existe um equilíbrio diário pode ser consumido com parcimônia ) e assim por
diante.
Uma boa nutrição e uma excelente semana!!
Fonte: Adaptado da
Revista Saúde Agosto / 2014
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
CÂNCER E NUTRIÇÃO CLÍNICA FUNCIONAL
Bom Dia a todos,
Estou lendo o livro de Câncer e Nutrição Funcional e aproveito para encaminhar a meus queridos pacientes esse depoimento. Aproveito também para esclarecer que ser Nutricionista Funcional vai muito além da Nutrição, nós que escolhemos este caminho precisamos estudar Patologia, Fisiologia, Bioquímica, compreender o funcionamento do organismo como um todo, o que não é fácil, mas é desafiador e fantástico! Além disso temos que compreender toda área médica em todas suas especialidades, exames laboratoriais etc e se atualizar diariamente com uma carga bem puxada de estudos e leitura de artigos atualizados.
Por isso contagem calórica não faz sentido, a nutrição verdadeira vai muito além disso, ela compreende a interação entre nosso sistema endócrino-metabólico-emocional e deve ser individualizada a cada caso, assim como a suplementação caso necessário.
Lendo o livro de Câncer e Nutrição Clínica Funcional achei esse depoimento de uma paciente:
“’A Nutrição Funcional me proporcionou qualidade de vida e suporte nutricional emu ma fase bastante delicada do meu tratamento. A questão era recuperar um organismos intoxicado e mal nutrido e ao mesmo tempo prepará-lo para mais uma etapa de quimioterapia.
Na época tinha recém feito uma cirurgia de reconstrução de trânsito intestinal, consequencia de um câncer de peritônio, e apresentava diarréia persistente há 04 meses.
Na minha primeira consulta com a Nutricionista Funcional lembro que falei da orientação da Médica que me operou: Demita a Nutricionista e coma de tudo!
Entrevista feita, exames analisados, foram passadas as orientações e tinha retorno em 10 dias. No dia seguinte comecei o tratamento ( dieta mais suplementos ) e quatro dias depois não tinha mais diarréia. Quatro dias!
Hoje ( 17 meses depois, dos quais 12 em quimioterapia ), tenho uma excelente qualidade de vida, mes exames estão muito melhores do que no início do tratamento e mais estáveis. Sinto- me leve, disposta.
Os médicos que me acompanham são receptivos ao tratamento e nos p’roximos dias, logo após minha cirurgia, a Nutricionista Funcional estará no Hospital discutindo com o cirurgião minha dieta.
A percepção que tenho sobre o meu organismo e que a Nutrição Funcional me trata, cuida de mim o tempo todo através da alimentação especifica para meu caso, oferecendo às células todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento saudável, o que inclui o fortalecimento do sistema imunológico.
Nutrir é diferente de comer. Sentir-se nutrida é bem diferente de estar alimentada. Essa é a diferença que a Nutrição Funcional fez em minha vida “”
Depoimento prestado pela paciente S.P fev/2012 contido no Livro de Câncer e Nutrição Clínica Funcional ( Valéria Paschoal ).
Assinar:
Postagens (Atom)










